Agro para paisagistas

Agro para paisagistas, com o agrônomo paisagista Gabriel Kehdi


Este é um mega curso voltado para profissionais do paisagismo que buscam conhecer e aprofundar os conhecimentos relativos à agronomia para os cuidados com o jardim. Para isso, nesse curso iremos abordar aspectos referentes às disciplinas de fisiologia e nutrição vegetal, solos, adubos e adubação, microbiologia do solo, arborização, ecologia, pragas, doenças, entre muitos outros pontos importantíssimos que fazem parte do currículo de uma faculdade de agronomia. Se você ainda não é profissional, mas deseja começar a trabalhar com paisagismo, esse é o momento de você começar com o pé direito.

O conteúdo do curso e suas videoaulas são protegidos por leis de direitos autorais e propriedade intelectual e nenhuma parte ou todo devem ser reproduzidos ou copiados em qualquer mídia, em qualquer formato.

Curso on-line (vagas limitadas)

acesso ao conteúdo

O conteúdo fica disponível no site da Escola de Botânica por um ano para ser assistido quando quiser.

18 aulas gravadas

Todo mês você terá acesso a um módulo de 4 a 6 aulas gravadas. O conteúdo pode ser assistido quando você quiser. Para cada aula, uma lista de leituras complementares.

8 aulas ao vivo

Além das aulas gravadas você poderá participar das aulas ao vivo. As aulas ao vivo são complementares. O encontro fica gravado para assistir quando quiser.

artigos para leitura complementar

A cada módulo você terá acesso a diversos artigos e conteúdos para leitura complementar. Os artigos são selecionados pelo professor e complementam as aulas e encontros.

O que você vai aprender

Ao longo do semestre, diferentes assuntos serão abordados de forma dinâmica e você poderá entrar em contato com os mais variados temas que se relacionam com o paisagismo.

A seguir, a lista dos principais temas abordados ao longo semestre.

  • Fundamentos em morfologia, fisiologia, nutrição e microbiologia
  • Como fazer a escolha correta das espécies para diferentes ambientes
  • Como fazer leitura de luminosidade correta para as plantas
  • Como fazer o uso eficiente da água
  • Como reconhecer a textura do solo
  • Como fazer análise de solo
  • Como identificar sintomas de deficiência nutricional
  • Como fazer adubação para canteiros e vasos com qualquer tipo de adubo
  • Adubação foliar
  • Como enriquecer o solo com diferentes materiais
  • Como planejar a adubação do jardim ao longo do ano
  • Compostagem e vermicompostagem
  • Como fazer o plantio de mudas em canteiros e vasos
  • Como reconhecer e combater pragas
  • Como reconhecer e combater doenças
  • Como reconhecer e combater plantas daninhas
  • Como escolher os melhores produtos fitossanitários do mercado
  • Como fazer receitas caseiras e eficazes no combate de pragas e doenças
  • Como planejar o plantio de árvores
  • Quais são os principais pontos relacionados ao risco de queda de uma árvore
  • Como usar plantas nativas em projetos
  • Princípios da poda de plantas herbáceas, arbustivas e arbóreas
  • Transplante de mudas e sangria
  • Hortas
  • Propagação de plantas

​Público alvo: Profissionais e aspirantes profissionais do paisagismo

Como você recebe o conteúdo

o curso tem 18 aulas

As aulas serão liberadas mensalmente e você pode assistir as aulas quando quiser. A ideia é que você assista uma aula por semana, para que possa acompanhar os encontros ao vivo. O professor orientará sobre as formas de estudo nesses encontros. A participação nos encontros ao vivo é optativa.

aulas ao vivo com temas complementares

Além das aulas gravadas serão realizadas 8 aulas, via Zoom, com transmissões ao vivo. Os encontros acontecerão conforme calendário e têm o propósito de promover o entrosamento entre as/os participantes, esclarecer dúvidas e apresentar temas complementares. Você não é obrigada(o) a participar ao vivo e pode assistir as aulas gravadas.

dúvidas e troca com o professor

Através do site da Escola de Botânica, será possível enviar as dúvidas diretamente para o professor. Cada dúvida será analisada e respondida pelo professor com todo cuidado. A troca de mensagens auxiliará no avanço dos estudos garantindo seu entendimento completo. Além disso, o professor enviará sugestões de exercícios de estudos mensais.

Telegram

O curso também conta com um canal de notificações no Telegram. Você pode ingressar de forma voluntária caso queira receber nossos avisos e lembretes sobre os estudos, lembretes dos encontros ao vivo, recomendação de leituras complementares para as aulas, indicação de documentários e filmes sobre Botânica e divulgação de informações gerais sobre o curso. Não é um local para trocar de mensagens com outros participantes, mas sim um local para receber nossos avisos e lembretes :)

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem e com acesso gratuito. O Telegram está disponível para smartphones ou tablets, computadores e também como aplicação web. Saiba mais aqui.

Sobre o professor


Gabriel Kehdi​

Gabriel Kehdi é agrônomo paisagista e especializado em Meio Ambiente. É graduado pela Unesp e especializado pela USP, com ênfase em gestão de áreas verdes. Atuou na prefeitura de São Paulo como integrante da equipe técnica de gestão de parques, e foi responsável pelo manejo de 22 parques do município, onde desenvolveu uma visão sistêmica de manutenção e conservação de grandes áreas, além da interação com equipes de administradores, jardineiros e encarregados. Hoje atua na própria empresa de paisagismo e possui experiência de mais de 2 milhões de m² acumulados em jardins e áreas verdes.

Acompanhe o trabalho do Gabriel Kehdi em @gabrielkehdi
Gabriel Kehdi​

Duração e certificação

O curso conta com videoaulas gravadas e encontros complementares ao vivo (Conforme calendário do semestre. A participação nos encontros ao vivo é optativa).

Independente da sua participação nos encontros ao vivo, o curso fica disponível por um ano para visualização.

Acompanhamento: Por haver acompanhamento on-line do professor, o curso será oferecido para turma fechada. Não serão admitidos novos participantes para a turma após o início dos encontros ao vivo, visando estabelecer um melhor entrosamento entre a turma e um bom desenvolvimento do curso. As vagas são limitadas.

Acesso ao material: os participantes terão 1 ano de acesso ao conteúdo do curso on-line, contados a partir do início dos encontros ao vivo.

Certificação: Após a conclusão do curso será emitido o certificado digital de participação, contabilizando as horas de aulas gravadas mais as horas de encontros ao vivo, totalizando 48 horas de curso. Caso precise validar sua participação neste curso em outra instituição, verifique os critérios exigidos pela instituição, pois somos uma escola de cursos livres, e o certificado emitido atesta sua participação e o número de aulas e horas.

Calendário de aulas ao vivo - Agro para paisagistas
Mês Dia Horário
Janeiro 31 segunda 19 às 20:30h
Fevereiro 21 segunda 19 às 20:30h
Março 14 segunda 19 às 20:30h
28 segunda 19 às 20:30h
Abril 25 segunda 19 às 20:30h
Maio 09 segunda 19 às 20:30h
30 segunda 19 às 20:30h
Junho 20 segunda 19 às 20:30h
As aulas gravadas serão liberadas sempre no dia 01 de cada mês.

Vagas, período de inscrições e valor

Número de vagas: 60 (sessenta)

Liberação das primeiras aulas: 31 de Janeiro de 2022

Primeiro encontro ao vivo: 31 de Janeiro de 2022

Encontros ao vivo: De Janeiro à Junho de 2022, às segundas (conforme calendário), das 19 às 20:30h (as aulas ao vivo ficam gravadas)

Valor: R$ 1.980,00 (parcelado em até 8 vezes no cartão ou 6 vezes no boleto)

Certifique-se de ter lido toda programação e estar ciente que:

  • as primeiras aulas serão disponibilizadas em Janeiro de 2022 (conforme calendário);
  • o primeiro encontro ao vivo será em Janeiro de 2022 (conforme calendário);
  • a participação nos encontros ao vivo é optativa e as aulas ao vivo ficarão gravadas e disponibilizadas na plataforma do curso;
  • não realizamos transferências de turma para semestres posteriores, pois você tem um ano de acesso ao curso que ficará todo gravado.

Sobre cancelamento: após o início dos encontros ao vivo você tem 7 dias para solicitar o reembolso. Após este período não serão realizados cancelamentos de inscrição ou estornos. Ao realizar a compra, serão apresentados os termos e política de cancelamento de forma detalhada e você fará a compra do curso completo, independente de sua participação nos encontros ao vivo.

O que faz parte do curso

Conteúdo: o curso é composto por 18 videoaulas, com 2 horas de duração cada (vários vídeos totalizando 2 horas por aula), mais 8 aulas ao vivo totalizando 48 horas de conteúdo gravado, disponibilizados em 4 módulos, conforme calendário apresentado nesta página.

Encontros ao vivo: o curso conta com 8 encontros ao vivo.

Materiais de apoio e arquivos para download: para cada aula fica disponível uma lista de arquivos, links e bibliografias referente ao assunto tratado, todos com acesso gratuito. Os arquivos, links e bibliografias compartilhados servem como material de apoio.

Apostila: O curso não possui apostila. Por se tratar de um curso que aborda assuntos distintos das mais diferentes áreas das ciências biológicas, conteúdo extremamente amplo, não há apostila, mas o curso conta com uma vasta lista de arquivos, livros, bibliografias disponibilizadas gratuitamente e outras indicadas para que os estudantes possam complementar os estudos.

Sobre a compra de livros e material de apoio: não é necessária a aquisição de livros ou materiais de apoio. Ao longo das aulas o professor indica livros que ampliam os conteúdos apresentados, mas a aquisição de livros é optativa.

Dúvidas frequentes

Não tenho nenhum conhecimento prévio sobre plantas. Conseguirei acompanhar as aulas?
- Sim! O curso é destinado para profissionais ou aspirantes do paisagismo que buscam conhecer e aprofundar os conhecimentos relativos à agronomia para os cuidados com o jardim e aborda diversos temas importantíssimos que fazem parte do currículo de uma faculdade de agronomia.

Por que as vagas são limitadas?
- Por se tratar de um curso de longa duração, queremos estabelecer um acompanhamento da evolução pessoal de cada pessoa inscrita, tanto para esclarecimento de dúvidas pela plataforma, como através das aulas ao vivo.

Tem idade mínima para inscrição?
- O conteúdo é adequado para pessoas a partir de 18 anos.

O curso é de formação acadêmica?
- Não. Somos uma escola de cursos livres. Para se formar em Botânica você precisa ter graduação em ciências biológicas, agronomia, engenharia florestal ou outra área relacionada e concluir o curso de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) em Botânica. Para especializações em áreas abordadas no curso, são necessários cursos específicos ou de pós-graduação no tema, como por exemplo especialização em plantas medicinais.

Onde eu poderei aplicar esse conhecimento?
- Aprender com as plantas é aprender sobre tudo que sustenta a vida no nosso planeta. O curso tem entre seus objetivos, mudar a forma como as pessoas enxergam as plantas. Esse despertar para a Ciência Botânica poderá ser aplicado desde um cultivo de plantas em seu lar, uma coleção de plantas, uma nova observação da natureza e das relações dos seres vivos, nos mais variados ramos artísticos (ilustradores, desenhistas, tatuadores), na manipulação ou comércio de plantas (jardineiros, lojas de plantas, floriculturas, cozinheiros) e em áreas de estudo como agronomia, gestão ambiental, arquitetura, paisagismo, além da própria biologia.

Se eu não puder assistir os encontros ao vivo, eles ficarão gravados?
- Sim, disponibilizamos o conteúdo na plataforma do curso.

Posso cancelar o curso depois que iniciar?
- Não. De acordo com o termo de concordância, ao se inscrever fica ciente que após o início dos encontros ao vivo tem 7 dias para solicitar o reembolso ou cancelamento. Após este período não serão realizados cancelamentos de inscrição ou estornos, totais ou parciais.