Viver e Aprender com o mundo natural

Um curso que vai te apresentar novas referências sobre o tempo e a natureza


Viver e Aprender com o Mundo Natural tem como objetivo facilitar aos participantes uma aproximação com a natureza através de uma metodologia prática para o dia a dia. As aulas apresentarão um resgate histórico sobre a relação humana com a natureza, as influências significativas que distanciaram gradativamente humanos do mundo natural, diferentes formas de medir o tempo e como tem sido a relação entre humanos, animais e plantas. Além disso, será apresentado o calendário do mundo natural.


Curso on-line (poucas vagas)

Aulas ao vivo



O curso conta com 4 aulas ao vivo e os encontros acontecerão nos dias 03, 04, 05 e 12 de maio das 19 às 20:30h. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas.

Aulas gravadas



Além das aulas ao vivo, será disponibilizada uma videoaula com uma hora e meia de duração contendo a metodologia do curso.

Materiais de apoio



Para cada aula fica disponível uma lista de arquivos, links e bibliografias referente ao assunto tratado, todos com acesso gratuito. Os arquivos, links e bibliografias compartilhados servem como material de apoio.

O que você vai aprender

Um dia tem 24 horas e uma semana tem 7 dias: essas definições estabelecidas pelo calendário gregoriano moldaram a forma como seres humanos se relacionam com o tempo, o espaço e o mundo natural. Para muitas pessoas na atualidade, a sensação é que 24 horas são insuficientes para cumprir as tarefas e demandas da vida.

Como os pássaros contam o tempo? Existe uma época certa para chover? Por que os dias de inverno são mais curtos que os de verão? Como são os ciclos lunares? Qual a época de frutificação de uma determinada planta? Perguntas como essas foram fundamentais para estabelecer uma relação de entendimento do mundo natural.

​ Foi a partir do século XVI que mudanças radicais nas sociedades começaram a promover um afastamento significativo entre pessoas e natureza. Com a invenção de máquinas e tecnologias, nós os humanos ganhamos novos referenciais a partir do século XVIII e nos afastamos drasticamente da compreensão que também somos natureza e nossa principal fonte de inspiração é o mundo natural.

​ Através de assuntos e embasamento científico, vamos caminhar também pela filosofia natural para compreender o que pensadores do passado e da atualidade, filósofos e cientistas, pensam sobre a relação homem e natureza.

Temas apresentados:

  • O espaço humano no mundo natural
    Fazer o resgate e compreender as rupturas com o mundo natural nos dará subsídios para analisar quais os caminhos podemos seguir na direção da reconexão entre humanidade e natureza. Somos natureza!

  • As relações humanas com animais e plantas
    Aprimorar o olhar sobre outras formas de vida é o ponto de partida para que possamos nos integrar com o mundo natural e compreendermos que somos parte de um grande sistema integrado, totalmente colaborativo, baseado na partilha de recursos e experiências.

  • ​O calendário do mundo natural
    Partindo da análise de diferentes modelos de contagem do tempo, vamos olhar para a natureza ao redor e compreender como funciona do calendário do mundo natural onde vivemos e quais são os eventos que podem nos oferecer novos referenciais de vida e de ritmo.

  • Metodologia: Viver e aprender com o mundo natural
    Através de uma série de exercícios individuais você terá acesso a uma metodologia única para analisar e compreender os aspectos naturais do ambiente onde vive, entendendo mais dos ciclos naturais, que serão referências para que você possa colocar em prática uma série de análises e se apropriar do entendimento dos ciclos naturais do espaço onde vive. ​

​Público alvo: você que quer se integrar aos ciclos do dia a dia de uma maneira nova e totalmente conectada com a natureza.

O curso tem 4 encontros ao vivo



Serão quatro aulas ao vivo transmitidas via Zoom, que apresentarão o conteúdo do curso. Não é obrigatória a participação nas aulas ao vivo. Você pode assistir todo o curso no momento que tiver disponibilidade. O curso fica disponível por 6 meses.

Videoaula com o método




Após as quatro aulas ao vivo, você receberá uma videoaula (no dia 06/05) com o método detalhado Viver e aprender com o mundo natural. Você também pode assistir quando quiser. O material é complementar às aulas ao vivo.

Mais um encontro de encerramento



Após uma semana das aulas iniciais, nos encontraremos novamente via Zoom para uma mega bate papo e partilha das vivências após o contato com o curso. A participação também não é obrigatória no encontro de encerramento.

Mensagens para o professor



Através do site da Escola de Botânica, será possível enviar mensagens diretamente para o professor. Cada mensagem será analisada e respondida pelo professor, garantindo um acompanhamento das experiências dos estudantes.

Sobre o professor

ANDERSON SANTOS

Anderson Santos atua como biólogo e botânico. Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, atua na área de pesquisa científica botânica e ensino há 18 anos.

Trabalhou no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador e também como professor do Ensino de botânica em escolas e universidades.

Realiza expedições por diversas localidades do Brasil, estudando principalmente a flora e ambientes da Mata Atlântica e Cerrado.

Idealizador e fundador da Escola de Botânica, já lecionou para mais de 8.000 estudantes presencialmente.

É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pela TV Cultura, Animal Planet e Prime Vídeo. Acompanhe o trabalho do Anderson clicando aqui.

Viver e Aprender com o mundo natural

Datas das aulas e certificação

Datas das aulas ao vivo, via Zoom: 03, 04, 05 e 12/05 das 19 às 20:30h. Além das aulas ao vivo, será disponibilizada mais uma videoaula, no dia 06/05 com uma hora e meia de duração.

Acesso às aulas gravadas: Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas para os inscritos e ficam disponíveis por 6 meses, ou seja, até 12 de novembro de 2021.

Total de horas: 7 horas de curso

Certificado: O certificado de conclusão pode ser solicitado no fim das atividades, após o dia 06 de maio. Caso precise validar sua participação neste curso em outra instituição, verifique os critérios exigidos pela instituição, pois somos uma escola de cursos livres, e o certificado emitido atesta sua participação e o número de aulas e horas.

Pré-requisito: Curso e conteúdo destinado para maiores de 18 anos

Período de inscrições e valor

Valor: R$ 187,00

Formas de pagamento:boleto à vista, cartão de crédito à vista ou parcelado em até 3 vezes sem juros

Política de cancelamento:pedidos pagos podem ser cancelados até 7 (sete) dias após a compra, desde que a solicitação seja realizada 48 horas antes do início do evento. Após este período não serão realizados reembolsos, respeitando o Código de Defesa do Consumidor.

Aviso: Este evento será gravado. Ao se inscrever, você reconhece e concorda em participar da gravação. A gravação será disponibilizada apenas aos participantes devidamente inscritos neste curso.

O que faz parte do curso

Conteúdo: o curso é composto por 4 aulas ao vivo transmitidas via Zoom e uma videoaula gravada, totalizando 7 horas de curso.

Encontros ao vivo: o curso conta com 4 aulas ao vivo. Os encontros acontecerão nos dias 03, 04, 05 e 12 de maio das 19 às 20:30h. A participação nos encontros ao vivo não é obrigatória e todas as aulas serão gravadas e permanecerão disponíveis por 6 meses para visualização.

Materiais de apoio e arquivos para download: para cada aula fica disponível uma lista de arquivos, links e bibliografias referente ao assunto tratado, todos com acesso gratuito. Os arquivos, links e bibliografias compartilhados servem como material de apoio.

Apostila: O curso não possui apostila. Por se tratar de um curso que aborda assuntos distintos das mais diferentes áreas das ciências biológicas e da filosofia, conteúdo extremamente amplo, não há apostila, mas o curso conta com uma vasta lista de arquivos, livros, bibliografias disponibilizadas gratuitamente e outras indicadas para que os estudantes possam complementar os estudos.

Sobre a compra de livros e material de apoio: não é necessária a aquisição de livros ou materiais de apoio. Ao longo das aulas o professor indica livros que ampliam os conteúdos apresentados, mas a aquisição de livros é optativa e complementar.

Troca de mensagens com o professor: Através do site da Escola de Botânica, será possível enviar comentários e dúvidas diretamente para o professor. Cada mensagem será respondida diretamente pelo professor.

Dúvidas frequentes

Ainda não tive contato com esse assunto. Conseguirei acompanhar as aulas?
- Sim. O curso apresenta aspectos históricos, científicos e reflexões filosóficas sobre os temas propostos e aproximam diferentes visões da compreensão dos processos naturais.

Por que são poucas vagas?
- Por se tratar de um curso cujo assunto promove muitos debates, queremos estabelecer um acompanhamento da evolução pessoal de cada pessoa inscrita, tanto para esclarecimento de dúvidas pela plataforma, como através das aulas ao vivo.

Tem idade mínima para inscrição?
- O conteúdo é adequado para pessoas a partir de 18 anos.

O curso é de formação acadêmica?
- Não. Somos uma escola de cursos livres.

Se eu não puder assistir os encontros ao vivo, eles ficarão gravados?
- Sim, disponibilizaremos o conteúdo na plataforma do curso e caso você não possa assistir ao vivo, poderá ver todo o curso por um período de 6 (seis) meses e esclarecer dúvidas e trocar mensagens com o professor durante este tempo.

Posso cancelar o curso depois que iniciar?
- Não. De acordo com o termo de concordância, ao se inscrever fica ciente que após a compra do ingresso, tem 7 (sete) dias para solicitar o reembolso ou cancelamento, desde que a solicitação seja realizada 48 horas antes do início do evento. Após este período não serão realizados reembolsos, respeitando o Código de Defesa do Consumidor.


Por apenas R$187.00