Botânica na cozinha

Tenha um novo olhar sobre as plantas alimentícias e transforme sua cozinha em um laboratório


O curso on-line Botânica na cozinha vai te aproximar da visão científica dos alimentos vegetais, despertando um novo olhar sobre as formas, origem, história e a concepção biológica das partes de plantas que utilizamos como alimentos.

Curso on-line (poucas vagas)

aulas ao vivo

O curso conta com 9 aulas ao vivo e os encontros acontecerão de Agosto à Outubro, Segundas, das 19 às 21h (ver calendário a seguir).

aulas gravadas

Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas no dia seguinte do encontro. Você pode assistir quando quiser e terá acesso por um ano ao conteúdo do curso.

materiais de apoio

Para cada aula fica disponível uma lista de arquivos, links e bibliografias referente ao assunto tratado, todos com acesso gratuito. Os arquivos, links e bibliografias compartilhados são materiais de apoio aos estudos.

O que você vai aprender

Ao cortar um tomate, nem sempre nos damos conta que estamos manuseando um ovário fecundado de uma flor de tomateiro. Ao cozinhar uma batata, estamos colocando em contato com a água uma estrutura vegetal extremamente especializada em reserva de carboidratos. E quando cozinhamos uma panela de feijões, que colocamos em contato inúmeros embriões do feijoeiro em contato com a fervura? Esses são alguns dos aspectos que este curso vai te apresentar e te aproximar do entendimento biológico dos alimentos vegetais que consumimos no dia a dia.

Este não é um curso de culinária ou gastronomia. Não vamos elaborar receitas, porém realizaremos cortes em alimentos vegetais para compreender as estruturas, como se formam os diferentes órgãos vegetais, como plantas acumulam energia e substâncias de reserva em raízes, rizomas frutos e sementes, além de compreender o que são pigmentos, aromas, e muito mais.

Através de aulas expositivas associadas a atividades práticas, os diferentes assuntos são apresentados de forma dinâmica e menos formal, gerando um melhor entrosamento e interesse pelos temas abordados. Os participantes são convidados a refletirem e estudarem diferentes assuntos sobre a relação humana com as plantas alimentícias. Considerando a limitação de acesso a informações técnicas sobre o assunto, o presente curso apresentará uma visão geral sobre a biologia de diferentes grupos de plantas comestíveis.

Ao todo serão 9 aulas com uma carga horária total de 18 horas (duas horas a cada encontro) onde os participantes terão a oportunidade de permear as mais diferentes áreas da botânica e ter uma visão global sobre o fantástico universo das plantas comestíveis.

Principais temas abordados neste curso:​

  • Origem e evolução dos principais grupos de plantas;​
  • Nomenclatura botânica (como são atribuídos os nomes das plantas);
  • Breve histórico sobre a agricultura;
  • Plantas alimentícias que mudaram o rumo da história da humanidade;
  • Morfologia externa de Angiospermas: estudo das partes que compõem uma planta comestível: raíz, caule, folhas, flores, frutos e sementes;
  • Morfologia floral (estudo das partes de uma flor);
  • Como se formam os frutos;
  • Estudo de sementes e grãos;
  • Como as sementes germinam;
  • Como identificar partes comestíveis em plantas;
  • Raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes comestíveis: estudo das plantas mais comuns na alimentação brasileira;
  • A importância da fotossíntese para a vida na Terra;
  • PANC: elaboração de herbário e caderno de coleta de plantas comestíveis

​Público alvo: pessoas que se interessam por botânica e plantas alimentícias. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre plantas para participar do curso.

Como você recebe o conteúdo

o curso tem 9 encontros ao vivo

Serão nove aulas ao vivo transmitidas via Zoom, que apresentarão o conteúdo do curso. Não é obrigatória a participação nas aulas ao vivo. Você pode assistir todo o curso no momento que tiver disponibilidade. O curso fica disponível por um ano.

roteiro de estudos de investigação

Para cada semana será disponibilizado um roteiro de observações e estudos práticos que serão aplicados individualmente e de acordo com a disponibilidade de cada participante. O roteiro de estudos é complementar às aulas.

mensagens para o professor

Através do site da Escola de Botânica, será possível enviar mensagens diretamente para o professor. Cada mensagem será analisada e respondida pelo professor, garantindo um acompanhamento das experiências dos estudantes.

Telegram

O curso também conta com um canal de notificações no Telegram. Você pode ingressar de forma voluntária caso queira receber nossos avisos e lembretes sobre os estudos, lembretes dos encontros ao vivo, recomendação de leituras complementares para as aulas, indicação de documentários e filmes sobre Botânica e divulgação de informações gerais sobre o curso. Não é um local para trocar de mensagens com outros participantes, mas sim um local para receber nossos avisos e lembretes :)

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem e com acesso gratuito. O Telegram está disponível para smartphones ou tablets, computadores e também como aplicação web. Saiba mais aqui.

Sobre o professor


Anderson Santos​

Anderson Santos atua como biólogo, botânico, professor e cientista. Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, atua na área de pesquisa científica botânica e ensino há 18 anos. Atua no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador desde 2003, atualmente como coordenador científico da exposição do museu botânico João Barbosa Rodrigues. Professor do ensino de botânica em escolas e universidades, já lecionou para milhares de estudantes presencialmente e fundou a Escola de Botânica. Realiza expedições por pelo Brasil, pesquisando a flora da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pela TV Cultura, Animal Planet e disponível no Amazon Prime Video.

Acompanhe o trabalho do Anderson Santos em @anderson_bio
Anderson Santos​

Datas das aulas e certificação

Datas das aulas ao vivo, via Zoom (sempre às segundas): Agosto nos dias 02, 09, 16, 23 e 30. Setembro nos dias 13, 20 e 27 (não haverá encontro no dia 06 de setembro por conta do feriado da Independência do Brasil). Outubro no dia 4. As aulas iniciam às 19h e terminam às 21h (horário de Brasília).

Acesso às aulas gravadas: Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas para os inscritos e ficam disponíveis por um ano, ou seja, até 31 de Outubro de 2022.

Total de horas: 18 horas de curso.

Certificado: O certificado de conclusão pode ser solicitado no fim das atividades, após o dia 18 de outubro. Caso precise validar sua participação neste curso em outra instituição, verifique os critérios exigidos pela instituição, pois somos uma escola de cursos livres, e o certificado emitido atesta sua participação e o número de aulas e horas.

Pré-requisito: Curso e conteúdo destinado para maiores de 18 anos.

Calendário de aulas ao vivo - Botânica na cozinha
Mês Dia Horário
Agosto 2 segunda 19 às 21h
9 segunda 19 às 21h
16 segunda 19 às 21h
23 segunda 19 às 21h
30 segunda 19 às 21h
Setembro 13 segunda 19 às 21h
20 segunda 19 às 21h
27 segunda 19 às 21h
Outubro 4 segunda 19 às 21h
Os módulos de aulas serão liberados sempre no dia 01 de cada mês

Período de inscrições e valor

Número de vagas: 70 (setenta)

Primeiro encontro ao vivo: 02 de Agosto de 2021 (das 18:30 às 20:30h)

Valor: R$ 987,00 (parcelado em até 6 vezes no cartão ou 4 vezes no boleto)


Sobre cancelamento: pedidos pagos podem ser cancelados até 7 (sete) dias após a compra, desde que a solicitação seja realizada 48 horas antes do início do curso. Após este período não serão realizados reembolsos, respeitando o Código de Defesa do Consumidor.

O que faz parte do curso

Conteúdo: o curso é composto por 9 aulas ao vivo transmitidas via Zoom, totalizando 18 horas de curso conforme calendário apresentado acima. A participação nos encontros ao vivo não é obrigatória e todas as aulas serão gravadas e permanecerão disponíveis por um ano para visualização.

Materiais de apoio e arquivos para download: para cada aula fica disponível uma lista de arquivos, links e bibliografias referente ao assunto tratado, todos com acesso gratuito. Os arquivos, links e bibliografias compartilhados servem como material de apoio.

Apostila: O curso não possui apostila. Por se tratar de um curso que aborda assuntos distintos das mais diferentes áreas das ciências biológicas, conteúdo extremamente amplo, não há apostila, mas o curso conta com uma vasta lista de arquivos, livros, bibliografias disponibilizadas gratuitamente e outras indicadas para que os estudantes possam complementar os estudos.

Sobre a compra de livros e material de apoio: não é necessária a aquisição de livros ou materiais de apoio. Ao longo das aulas o professor indica livros que ampliam os conteúdos apresentados, mas a aquisição de livros é optativa.

Troca de mensagens com o professor: Através do site da Escola de Botânica, será possível enviar comentários e dúvidas diretamente para o professor. Cada mensagem será respondida diretamente pelo professor.

Dúvidas frequentes

Ainda não tive contato com esse assunto. Conseguirei acompanhar as aulas?
- Sim. O intuito do curso é proporcionar esse contato e aproximação com os temas propostos, através de ensinos que tem como base a Ciência Botânica e estudos sobre os alimentos de origem vegetal.

Por que são poucas vagas?
- Por se tratar de um curso cujo assunto promove muitos debates, queremos estabelecer um acompanhamento da evolução pessoal de cada pessoa inscrita, tanto para esclarecimento de dúvidas pela plataforma, como através das aulas ao vivo.

Tem idade mínima para inscrição?
- O conteúdo é adequado para pessoas a partir de 18 anos.

O curso é de formação acadêmica?
- Não. Somos uma escola de cursos livres. Para se formar em Botânica você precisa ter graduação em ciências biológicas, agronomia, engenharia florestal ou outra área relacionada e concluir o curso de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) em Botânica. Para especializações em áreas abordadas no curso, são necessários cursos específicos ou de pós-graduação no tema, como por exemplo especialização em plantas medicinais.

Se eu não puder assistir os encontros ao vivo, eles ficarão gravados?
- Sim, disponibilizaremos o conteúdo na plataforma do curso e caso você não possa assistir ao vivo, poderá ver todo o curso por um período de 6 (seis) meses e esclarecer dúvidas e trocar mensagens com o professor durante este tempo.

Posso cancelar o curso depois que iniciar?
- Não. De acordo com o termo de concordância, ao se inscrever fica ciente que após a compra do ingresso, tem 7 (sete) dias para solicitar o reembolso ou cancelamento, desde que a solicitação seja realizada 48 horas antes do início do evento. Após este período não serão realizados reembolsos, respeitando o Código de Defesa do Consumidor.


Por apenas R$ 987,00