Introdução à Botânica

Introdução à Botânica, com a bióloga e Dra. em botânica Fátima Buturi e o biólogo e Mestre em botânica Anderson Santos


O curso de Introdução à Botânica apresenta, através de uma linguagem simples a possibilidade de compreensão do fantástico Reino Vegetal. Com conteúdo amplo que abrange diversos assuntos e áreas da Ciência Botânica, o curso te permitirá compreender e ter uma nova visão sobre as plantas.

O conteúdo do curso e suas videoaulas são protegidos por leis de direitos autorais e propriedade intelectual e nenhuma parte ou todo devem ser reproduzidos ou copiados em qualquer mídia, em qualquer formato.

Se você mora em São Paulo e tem interesse em participar de uma turma com vagas limitadas, na modalidade presencial, visite o site da Escola de Botânica e saiba mais.

Curso on-line (vagas limitadas)

acesso ao conteúdo

O conteúdo fica disponível no site da Escola de Botânica por um ano (até fevereiro de 2023) para ser assistido quando quiser.

aulas ao vivo

São 18 aulas ao vivo, uma aula por semana, com uma hora e meia de duração cada. Ao todo são 32 horas de curso distribuídas em um calendário de 5 meses. As aulas ao vivo serão ministradas pela professora Fátima Buturi. O conteúdo pode ser assistido quando você quiser e não é obrigatória a participação nas aulas ao vivo.

aulas complementares

A cada mês você terá acesso à 1 aula complementar gravada com 1 hora de duração cada. As aulas gravadas serão ministradas pelo professor Anderson Santos e apresentarão sugestões, dicas e um roteiro de estudos de Botânica.

artigos para leitura complementar

A cada aula você terá acesso a diversos artigos e conteúdos para leitura complementar. Os artigos são selecionados pela professora e complementam as aulas e encontros.

O que você vai aprender

O curso de Introdução à Botânica tem como objetivo fornecer informações técnico científicas sobre diferentes áreas da Botânica. A principal proposta do curso é trazer o entendimento das plantas de forma aplicável no dia a dia de qualquer pessoa, além de apresentar e debater assuntos mais tradicionais e atuais da Botânica, possibilitando aos participantes uma verdadeira introdução ao estudo das plantas.

Os diferentes assuntos são apresentados de forma mais dinâmica e menos formal, gerando um melhor entrosamento e interesse pelos temas abordados.

Os estudantes são convidados semanalmente a refletir e estudar os assuntos que mais se sobressaem entre a relação humana e as plantas.

Os temas das aulas estabelecem uma aproximação com Botânica para quem não é botânico ou não teve contato com o o estudo das plantas.

Alguns dos temas apresentados são:

  • A relação entre humanos e plantas ao longo da história
    Veja como as plantas sempre estiveram presentes em todos os grandes momentos da evolução.
  • Origem e evolução dos principais grupos de plantas
    Se hoje há essa incrível diversidade de espécies, nos tempos remotos de vida no Planeta Terra, o cenário era bem diferente.
  • Nomenclatura botânica
    Compreenda porque o nome em latim é tão importante - e não só para os cientistas: na agricultura, farmácia, medicina, cosmetologia e outras áreas.
  • Ilustração Botânica
    Conheça as diferentes abordagens para registrar e retratar as plantas e saiba mais sobre o trabalho dos ilustradores científicos.
  • Estudo de morfologia (estudo das formas) dos principais grupos de plantas
    Através de aulas práticas gravadas na Escola de Botânica, aprenda a identificar as estruturas que compõem o corpo de uma planta e saber as suas funções.
  • Fisiologia e bioquímica de plantas
    Estude os tecidos e estruturas internas, aprenda sobre hormônios vegetais e outras substâncias que as plantas são capazes de produzir.
  • Técnicas de coleta e preservação de material botânico
    Nesta parte, veremos um pouco do trabalho de alguns botânicos e aprenderemos métodos científicos que são os mais eficientes quando se trata de preservar uma planta.
  • Reconhecendo as principais famílias botânicas
    Conheça características únicas de cada grupo e passe a enxergar as plantas de um modo diferente.
  • Fotossíntese
    Aprenda como funciona o processo metabólico que transformou o planeta e porque a luz é fundamental para a vida das plantas.

Público alvo: Pessoas que simpatizam com o tema mas não estudaram botânica; colecionadores de plantas; artistas; ilustradores e desenhistas; cozinheiros, botânicos autodidatas; estudantes de biologia, agronomia, gestão ambiental, arquitetura, paisagismo; admiradores de plantas em geral. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre plantas para ingressar no curso. O curso é destinado a quem quer introduzir o estudo das plantas no dia a dia e está disposta(o) a aprender com as plantas sobre outras formas de viver.

Como você recebe o conteúdo

o curso tem 18 aulas

As aulas são transmitidas on-line via Zoom, com uma aula por semana, às quartas, das 19 às 20:30h (horário de Brasília). As aulas ao vivo são ministradas pela profa. Dra. em Botânica Fátima Buturi. A participação nos encontros ao vivo é optativa e tudo fica gravado para você assistir quando quiser.

5 videoaulas complementares

Além das aulas ao vivo, serão disponibilizadas 5 videoaulas gravadas e ministradas pelo professor Mestre em Botânica Anderson Santos. Será disponibilizada uma videoaula por mês que conterá recomendações, dicas e roteiros de estudos complementares.

dúvidas e troca com a professora

Através do site da Escola de Botânica, será possível enviar as dúvidas diretamente para a professora. Cada dúvida será analisada e respondida pela professora com todo cuidado. A troca de mensagens auxiliará no avanço dos estudos garantindo seu entendimento completo.

Telegram

O curso também conta com um canal de notificações no Telegram. Você pode ingressar de forma voluntária caso queira receber nossos avisos e lembretes sobre os estudos, lembretes dos encontros ao vivo, recomendação de leituras complementares para as aulas, indicação de documentários e filmes sobre Botânica e divulgação de informações gerais sobre o curso. Não é um local para trocar de mensagens com outros participantes, mas sim um local para receber nossos avisos e lembretes :)

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem e com acesso gratuito. O Telegram está disponível para smartphones ou tablets, computadores e também como aplicação web. Saiba mais aqui.

Sobre a professora


Dra. Fátima Otavina de Souza Buturi​

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu (1999), mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2007) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Foi professora Titular na Universidade Paulista de 2012 a 2017, Professora Adjunta na Universidade São Judas Tadeu. Atualmente atua como pesquisadora associada no Instituto de Botânica de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica com ênfase em Taxonomia e florística de Angiospermas, com identificação de plantas, tendo especialidade nas seguintes famílias: Asteraceae, Wunderlichia, Icacinaceae, Magnoliaceae, Quiinaceae, Styracaceae e Winteraceae. É autora de publicações sobre famílias botânicas da Flora do Brasil, Flora de São Paulo e Flora da Ilha do Cardoso. Trabalhou como assistente de editoração do projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo nos volumes 3 a 7. Tem ampla experiência em herbários, carpotecas, levantamento florísticos e coleções científicas.

Dra. Fátima Otavina de Souza Buturi​

Sobre o professor


Anderson Santos​

Anderson Santos atua como biólogo, botânico, professor e cientista. Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, atua na área de pesquisa científica botânica e ensino há 20 anos. Atua no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador desde 2003, atualmente como coordenador científico da exposição do museu botânico João Barbosa Rodrigues. Professor do ensino de botânica em escolas e universidades, já lecionou para milhares de estudantes presencialmente e fundou a Escola de Botânica. Realiza expedições por pelo Brasil, pesquisando a flora da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pela TV Cultura, Animal Planet e disponível no Amazon Prime Video.

Acompanhe o trabalho do Anderson Santos em @anderson_bio
Anderson Santos​

Duração e certificação

O curso conta com 18 aulas ao vivo (1 hora e meia de duração cada aula) e 5 videoaulas gravadas (1 hora de duração cada) conforme calendário do semestre, totalizando 32 horas de curso. A participação nos encontros ao vivo é optativa e você pode assistir todo o curso gravado, se preferir.

Independente da sua participação nos encontros ao vivo, o curso fica disponível por um ano até fevereiro de 2023.

Acompanhamento: Por haver acompanhamento on-line do professor, o curso será oferecido para turma fechada. Não serão admitidos novos participantes para a turma após o início dos encontros ao vivo, visando estabelecer um melhor entrosamento entre a turma e um bom desenvolvimento do curso. As vagas são limitadas.

Acesso ao material: os participantes terão 1 ano de acesso ao conteúdo do curso on-line, contados a partir do início dos encontros ao vivo.

Certificação: Após a conclusão do curso será emitido o certificado digital de participação, contabilizando as horas de aulas gravadas mais as horas de encontros ao vivo, totalizando 32 horas de curso. Caso precise validar sua participação neste curso em outra instituição, verifique os critérios exigidos pela instituição, pois somos uma escola de cursos livres, e o certificado emitido atesta sua participação e o número de aulas e horas.

Calendário de aulas ao vivo - Introdução à Botânica
Mês Dia Horário
Fevereiro 02 quarta 19 às 20:30h
09 quarta 19 às 20:30h
16 quarta 19 às 20:30h
23 quarta 19 às 20:30h
Março 09 quarta 19 às 20:30h
16 quarta 19 às 20:30h
23 quarta 19 às 20:30h
30 quarta 19 às 20:30h
Abril 06 quarta 19 às 20:30h
13 quarta 19 às 20:30h
27 quarta 19 às 20:30h
Maio 04 quarta 19 às 20:30h
11 quarta 19 às 20:30h
18 quarta 19 às 20:30h
25 quarta 19 às 20:30h
Dezembro 01 quarta 19 às 20:30h
08 quarta 19 às 20:30h
22 quarta 19 às 20:30h
As aulas gravadas serão liberadas sempre no dia 01 de cada mês.

Vagas, período de inscrições e valor

Número de vagas: 60 (sessenta)

Primeiro encontro ao vivo: 02 de Fevereiro de 2022

Encontros ao vivo: De fevereiro à junho de 2022, às quartas (conforme calendário), das 19 às 20:30h (as aulas ao vivo ficam gravadas)

Valor: 1.980,00 (parcelado em até 8 vezes no cartão ou 6 vezes no boleto). Preço promocional por tempo limitado R$ 1.780,00.

Certifique-se de ter lido toda programação e estar ciente que:

  • o primeiro encontro ao vivo será em Fevereiro de 2022 (conforme calendário);
  • a participação nos encontros ao vivo é optativa e as aulas ao vivo ficarão gravadas e disponibilizadas na plataforma do curso;
  • não realizamos transferências de turma para semestres posteriores, pois você tem um ano de acesso ao curso que ficará todo gravado.

Sobre cancelamento: após o início dos encontros ao vivo você tem 7 dias para solicitar o reembolso. Após este período não serão realizados cancelamentos de inscrição ou estornos. Ao realizar a compra, serão apresentados os termos e política de cancelamento de forma detalhada e você fará a compra do curso completo, independente de sua participação nos encontros ao vivo.

O que faz parte do curso

Conteúdo: o curso é composto por 18 aulas on-line transmitidas ao vivo conforme calendário, com 1 hora e meia horas de duração cada, mais 5 videoaulas gravadas com 1 hora de duração cada totalizando 32 horas de curso.

Encontros ao vivo: o curso conta com 18 encontros on-line e ao vivo. A participação em 18 encontros ao vivo te colocará em contato com o professor por 27 horas durante o curso. Lembramos que não é obrigatória a participação nos encontros ao vivo e caso prefira, você pode assistir posteriormente.

Materiais de apoio e arquivos para download: para cada aula fica disponível uma lista de arquivos, links e bibliografias referente ao assunto tratado, todos com acesso gratuito. Os arquivos, links e bibliografias compartilhados servem como material de apoio.

Apostila: O curso não possui apostila. Por se tratar de um curso que aborda assuntos distintos das mais diferentes áreas das ciências biológicas, conteúdo extremamente amplo, não há apostila, mas o curso conta com uma vasta lista de arquivos, livros, bibliografias disponibilizadas gratuitamente e outras indicadas para que os estudantes possam complementar os estudos.

Sobre a compra de livros e material de apoio: não é necessária a aquisição de livros ou materiais de apoio. Ao longo das aulas o professor indica livros que ampliam os conteúdos apresentados, mas a aquisição de livros é optativa.

Dúvidas frequentes

Não tenho nenhum conhecimento prévio sobre plantas. Conseguirei acompanhar as aulas?
- Sim. O curso é introdutório para quem deseja aprender e mudar sua visão sobre as plantas. O conteúdo é ministrado de forma a ser aplicado no cotidiano de colecionadores de plantas; artistas; ilustradores e desenhistas; cozinheiros, botânicos autodidatas; estudantes de biologia, agronomia, gestão ambiental, arquitetura, paisagismo; admiradores de plantas em geral.

Por que as vagas são limitadas?
- Por se tratar de um curso de longa duração, queremos estabelecer um acompanhamento da evolução pessoal de cada pessoa inscrita, tanto para esclarecimento de dúvidas pela plataforma, como através das aulas ao vivo.

Tem idade mínima para inscrição?
- O conteúdo é adequado para pessoas a partir de 18 anos.

O curso é de formação acadêmica?
- Não. Somos uma escola de cursos livres. Para se formar em Botânica você precisa ter graduação em ciências biológicas, agronomia, engenharia florestal ou outra área relacionada e concluir o curso de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) em Botânica. Para especializações em áreas abordadas no curso, são necessários cursos específicos ou de pós-graduação no tema, como por exemplo especialização em plantas medicinais.

Onde eu poderei aplicar esse conhecimento?
- Aprender com as plantas é aprender sobre tudo que sustenta a vida no nosso planeta. O curso tem entre seus objetivos, mudar a forma como as pessoas enxergam as plantas. Esse despertar para a Ciência Botânica poderá ser aplicado desde um cultivo de plantas em seu lar, uma coleção de plantas, uma nova observação da natureza e das relações dos seres vivos, nos mais variados ramos artísticos (ilustradores, desenhistas, tatuadores), na manipulação ou comércio de plantas (jardineiros, lojas de plantas, floriculturas, cozinheiros) e em áreas de estudo como agronomia, gestão ambiental, arquitetura, paisagismo, além da própria biologia.

Se eu não puder assistir os encontros ao vivo, eles ficarão gravados?
- Sim, disponibilizaremos o conteúdo na plataforma do curso.

Posso cancelar o curso depois que iniciar?
- Não. De acordo com o termo de concordância, ao se inscrever fica ciente que após o início dos encontros ao vivo tem 7 dias para solicitar o reembolso ou cancelamento. Após este período não serão realizados cancelamentos de inscrição ou estornos, totais ou parciais.