Os usos das plantas

Os usos das plantas, com a bióloga e pesquisadora Patrícia Dijigov


O curso propõe explicações sobre diferentes aspectos dos usos das plantas pela humanidade, com enfoque nas plantas terapêuticas e plantas aromáticas, utilizadas na fabricação de remédios, bebidas, perfumes e cosméticos. O curso inclui módulos sobre morfologia e fisiologia vegetal destinados à melhor compreensão de características e peculiaridades das plantas e seus princípios ativos.

O conteúdo do curso e suas videoaulas são protegidos por leis de direitos autorais e propriedade intelectual e nenhuma parte ou todo devem ser reproduzidos ou copiados em qualquer mídia, em qualquer formato.

Curso on-line (vagas limitadas)

acesso ao conteúdo

O conteúdo fica disponível no site da Escola de Botânica por um ano (contado após o fim dos encontros ao vivo) para ser assistido quando quiser.

18 aulas gravadas

Todo mês você terá acesso a um módulo de 4 ou 6 aulas gravadas. O conteúdo pode ser assistido quando você quiser. Para cada aula, uma lista de leituras complementares.

8 aulas ao vivo

Além das aulas gravadas você poderá participar das aulas ao vivo. As aulas ao vivo são complementares. O encontro fica gravado para assistir quando quiser.

artigos para leitura complementar

A cada módulo você terá acesso a diversos artigos e conteúdos para leitura complementar. Os artigos são selecionados pelo professor e complementam as aulas e encontros.

O que você vai aprender

O curso tem por objetivo proporcionar uma compreensão de usos terapêuticos e cosméticos das plantas, abordando aspectos botânicos, históricos e culturais, que ilustram o aparecimento de várias ciências e disciplinas, com seus respectivos pilares, aprimoramentos e transformações até os dias atuais.

O conhecimento divulgado nas videoaulas e abordados nas aberturas e encerramentos dos módulos se destina unicamente a finalidades educacionais, não havendo prescrição, diagnóstico, tratamento de doenças ou processos de cura. Idosos, mulheres grávidas, crianças ou pessoas que estejam realizando tratamento devem consultar profissional de saúde antes de utilizar qualquer planta de caráter terapêutico.

O curso aborda conhecimentos e conceitos básicos sobre as plantas, registros históricos e aspectos culturais de seus usos, não se tratando de formação profissional em aromaterapia, fitoterapia, desenvolvimento de formulações para cosmetologia, perfumaria, produção de bebidas ou técnicas de cultivo para extração de princípios ativos.

Não serão abordadas plantas alimentícias (com exceção de temperos e especiarias), plantas utilizadas na indústria têxtil e obtenção de pigmentos naturais.

Alguns dos temas apresentados são:

  • Origem do conhecimento
    Aprenda sobre a história do convívio da humanidade com as plantas e o aparecimento de diversas práticas e Ciências que mudaram a nossa evolução.
  • Taxonomia
    A importância do nome científico para a identificação correta das plantas e matérias primas empregadas na farmácia, medicina, cosmetologia e outras áreas.
  • Introdução à Morfologia e Fisiologia vegetal
    Aprenda a reconhecer as principais estruturas vegetais e como funcionam os metabolismos primário (fotossíntese) e especializado (também chamado secundário) das plantas.
  • Princípios ativos das plantas e principais processos de extração
    Características químicas, segurança, formas de usos e diferenças entre os processos de extração de princípios ativos (como por exemplo: fitoterápicos e óleos essenciais).
  • Plantas terapêuticas e aromáticas
    Características, fatores influenciadores, registros de usos históricos e aplicações conhecidas.
  • História da Perfumaria
    Veja os conceitos básicos da Perfumaria e da criação de perfumes.
  • Cosmetologia
    A história dos cosméticos e estudo das principais matérias primas de origem vegetal.
  • Produção de bebidas
    Conheça as plantas utilizadas na fabricação de diversas bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

​Público alvo: O curso é destinado à todas as pessoas que desejam se aprofundar e conhecer diferentes aspectos dos usos de plantas com base da Ciência Botânica aliada às informações históricas, conhecimentos populares, noções básicas de fitoterapia, aromaterapia, perfumaria, cosmetologia e fabricação de bebidas; pessoas que desejam atuar com práticas integrativas e visam um maior entendimento botânico das plantas; pessoas que trabalham na fabricação e/ou comércio de produtos naturais e outros estudos que exigem um maior aprofundamento do universo vegetal e conhecimento básico dessas matérias primas, assim como morfologia, metabolismo, princípios ativos das plantas e processos de obtenção de matérias primas de origem vegetal para as finalidades abordadas no curso. O curso não exige conhecimento prévio sobre nenhum dos temas propostos.

Como você recebe o conteúdo

o curso tem 4 módulos: 18 aulas

As aulas serão liberadas mensalmente, de acordo com o calendário a seguir, e você pode assistir as aulas quando quiser. A ideia é que você assista uma aula por semana, para que possa acompanhar os encontros ao vivo. O professor orientará sobre as formas de estudo nesses encontros. A participação nos encontros ao vivo é optativa.

aulas ao vivo com temas complementares

Além das aulas gravadas serão realizados 8 aulas, via Zoom, com transmissões ao vivo. Os encontros acontecerão conforme calendário e têm o propósito de promover o entrosamento entre as/os participantes, esclarecer dúvidas e apresentar temas complementares. Você não é obrigada(o) a participar ao vivo e pode assistir as aulas gravadas.

dúvidas e troca com o professor

Através do site da Escola de Botânica, será possível enviar as dúvidas diretamente para o professor. Cada dúvida será analisada e respondida pelo professor com todo cuidado. A troca de mensagens auxiliará no avanço dos estudos garantindo seu entendimento completo. Além disso, o professor enviará sugestões de exercícios de estudos mensais.

Telegram

O curso também conta com um canal de notificações no Telegram. Você pode ingressar de forma voluntária caso queira receber nossos avisos e lembretes sobre os estudos, lembretes dos encontros ao vivo, recomendação de leituras complementares para as aulas, indicação de documentários e filmes sobre Botânica e divulgação de informações gerais sobre o curso. Não é um local para trocar de mensagens com outros participantes, mas sim um local para receber nossos avisos e lembretes :)

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem e com acesso gratuito. O Telegram está disponível para smartphones ou tablets, computadores e também como aplicação web. Saiba mais aqui.

Sobre o professor


Patrícia Dijigov​

Patrícia é bióloga pela USP. Tem experiência com destilados com atuação na Excêntrica Sociedade Botânica de Hendrick’s. Trabalhou com varejo de cosméticos, como vendedora, treinadora e especialista em perfumes da LUSH Cosmetics. Envolvida diretamente com a Botânica já se especializou em Jardinagem pela Escola de Jardinagem Manequinho Lopes, História do Paisagismo, Cosmetologia Natural, Saboaria, Cultivo e Aromaterapia de Ervas do Mediterrâneo e Lavandas, Pilares da Aromaterapia, Sinergias Terapêuticas e Fitogastronomia. É colaboradora da revista especializada em gin “The Alchemist”, publicada pela The Gin Flavors. Pesquisa as plantas terapêuticas sobre diferentes prismas como Aromaterapia, Fitoterapia, Cosmetologia, Espagiria e Perfumaria. Atual responsável pelo conteúdo das mídias sociais da Escola de Botânica.

Acompanhe o trabalho do Patrícia Dijigov em @pattydijigov
Patrícia Dijigov​

Duração e certificação

O curso conta com videoaulas gravadas e encontros complementares ao vivo (Conforme calendário do semestre. A participação nos encontros ao vivo é optativa).

Independente da sua participação nos encontros ao vivo, o curso fica disponível por um ano para visualização, contados após o fim dos encontros ao vivo.

Acompanhamento: Por haver acompanhamento on-line do professor, o curso será oferecido para turma fechada. Não serão admitidos novos participantes para a turma após o início dos encontros ao vivo, visando estabelecer um melhor entrosamento entre a turma e um bom desenvolvimento do curso. As vagas são limitadas.

Acesso ao material: os participantes terão 1 ano de acesso ao conteúdo do curso on-line, contados após o fim dos encontros ao vivo.

Certificação: Após a conclusão do curso será emitido o certificado digital de participação, contabilizando as horas de aulas gravadas mais as horas de encontros ao vivo, totalizando 48 horas de curso. Caso precise validar sua participação neste curso em outra instituição, verifique os critérios exigidos pela instituição, pois somos uma escola de cursos livres, e o certificado emitido atesta sua participação e o número de aulas e horas.

Calendário de aulas ao vivo - Os usos das plantas
Mês Dia Horário
Agosto 5 quinta 18:30 às 20h
19 quinta 18:30 às 20h
Setembro 2 quinta 18:30 às 20h
16 quinta 18:30 às 20h
Outubro 21 quinta 18:30 às 20h
Novembro 11 quinta 18:30 às 20h
25 quinta 18:30 às 20h
Dezembro 9 quinta 18:30 às 20h
Os módulos de aulas serão liberados sempre no dia 01 de cada mês

Vagas, período de inscrições e valor

Número de vagas: 60 (sessenta)

Liberação do primeiro módulo: 01 de Agosto de 2021.

Primeiro encontro ao vivo: 05 de Agosto de 2021.

Encontros ao vivo: De Agosto à Dezembro de 2021, às quintas (conforme calendário), das 18:30 às 20h (as aulas ao vivo ficam gravadas)

Valor: R$ 1.980,00 (parcelado em até 8 vezes no cartão ou 6 vezes no boleto)

Certifique-se de ter lido toda programação e estar ciente que:

  • as primeiras aulas serão disponibilizadas em Agosto de 2021 (conforme calendário);
  • o primeiro encontro ao vivo será em Agosto de 2021 (conforme calendário);
  • a participação nos encontros ao vivo é optativa e as aulas ao vivo ficarão gravadas e disponibilizadas na plataforma do curso;
  • não realizamos transferências de turma para semestres posteriores, pois você tem um ano e meio de acesso ao curso que ficará todo gravado.

Sobre cancelamento: após o início dos encontros ao vivo você tem 7 dias para solicitar o reembolso. Após este período não serão realizados cancelamentos de inscrição ou estornos. Ao realizar a compra, serão apresentados os termos e política de cancelamento de forma detalhada e você fará a compra do curso completo, independente de sua participação nos encontros ao vivo.

O que faz parte do curso

Conteúdo: o curso é composto por 18 videoaulas, com 2 horas de duração cada (vários vídeos totalizando 2 horas por aula), mais 8 aulas ao vivo totalizando 48 horas de conteúdo gravado, disponibilizados em 4 módulos, conforme calendário apresentado nesta página.

Encontros ao vivo: o curso conta com 8 encontros ao vivo. A participação em 8 encontros ao vivo te colocará em contato com o professor por 12 horas durante o curso. Lembramos que não é obrigatória a participação nos encontros ao vivo e caso prefira, você pode assistir posteriormente.

Materiais de apoio e arquivos para download: para cada aula fica disponível uma lista de arquivos, links e bibliografias referente ao assunto tratado, todos com acesso gratuito. Os arquivos, links e bibliografias compartilhados servem como material de apoio.

Apostila: O curso não possui apostila. Por se tratar de um curso que aborda assuntos distintos das mais diferentes áreas das ciências biológicas, conteúdo extremamente amplo, não há apostila, mas o curso conta com uma vasta lista de arquivos, livros, bibliografias disponibilizadas gratuitamente e outras indicadas para que os estudantes possam complementar os estudos.

Sobre a compra de livros e material de apoio: não é necessária a aquisição de livros ou materiais de apoio. Ao longo das aulas o professor indica livros que ampliam os conteúdos apresentados, mas a aquisição de livros é optativa.

Dúvidas frequentes

Não tenho nenhum conhecimento prévio sobre plantas. Conseguirei acompanhar as aulas?
- Sim. O curso é introdutório para quem deseja aprender sobre os usos das plantas por diferentes abordagens. O curso traz aspectos dos metabolismos e morfologia das plantas e introduz conhecimentos básicos sobre diversas ciências e práticas, podendo ser cursado por todas as pessoas que desejam iniciar ou ampliar seus estudos sobre os usos das plantas.

Por que as vagas são limitadas?
- Por se tratar de um curso de longa duração, queremos estabelecer um acompanhamento da evolução pessoal de cada pessoa inscrita, tanto para esclarecimento de dúvidas pela plataforma, como através das aulas ao vivo.

Tem idade mínima para inscrição?
- O conteúdo é adequado para pessoas a partir de 18 anos.

O curso é de formação acadêmica?
- Não. Somos uma escola de cursos livres. Para se formar em Botânica você precisa ter graduação em ciências biológicas, agronomia, engenharia florestal ou outra área relacionada e concluir o curso de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) em Botânica. Para especializações em áreas abordadas no curso, são necessários cursos específicos ou de pós-graduação no tema, como por exemplo especialização em plantas medicinais.

Onde eu poderei aplicar esse conhecimento?
- Aprender com as plantas é aprender sobre tudo que sustenta a vida no nosso planeta. O curso tem entre seus objetivos, mudar a forma como as pessoas enxergam as plantas. Esse despertar para a Ciência Botânica poderá ser aplicado desde um cultivo de plantas em seu lar, uma coleção de plantas, uma nova observação da natureza e das relações dos seres vivos, nos mais variados ramos artísticos (ilustradores, desenhistas, tatuadores), na manipulação ou comércio de plantas (jardineiros, lojas de plantas, floriculturas, cozinheiros) e em áreas de estudo como agronomia, gestão ambiental, arquitetura, paisagismo, além da própria biologia.

Se eu não puder assistir os encontros ao vivo, eles ficarão gravados?
- Sim, disponibilizaremos o conteúdo na plataforma do curso.

Posso cancelar o curso depois que iniciar?
- Não. De acordo com o termo de concordância, ao se inscrever fica ciente que após o início dos encontros ao vivo tem 7 dias para solicitar o reembolso ou cancelamento. Após este período não serão realizados cancelamentos de inscrição ou estornos, totais ou parciais.


Por apenas R$ 1.980,00